Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Adalberto Alves - Lançamento de livro na Mesquita Central de Lisboa (11 mar. '23)

1 março 2023

As Edições Universitárias Lusófonas e a Comunidade Islâmica de Lisboa têm o prazer de convidar V. Exa. para a sessão de lançamento do livro que terá lugar no sábado dia 11 de Março de 2023, pelas 16h30, no Salão Nobre da Mesquita Central de Lisboa.

Adalberto Alves: 40 anos de vida literária

Apresentação pelos coordenadores Fabrizio Boscaglia e Maria João Cantinho e pelo presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa Mahomed Iqbal.

Entrada livre

Organização de Fabrizio Boscaglia e Maria João Cantinho

(Edições Universitárias Lusófonas, em parceria com a Comunidade Islâmica de Lisboa, 2023)

Este volume reúne documentos, ensaios e materiais inéditos, em homenagem a um intelectual que tem deixado uma marca importante na cultura portuguesa e internacional, a vários níveis. Trata-se de Adalberto Alves, advogado, poeta e estudioso, divulgador e intérprete da civilização arábico-islâmica, particularmente do período do al-Andalus (Península Ibérica, 711-1492).

Com uma cultura profunda, e uma produção prolífica e multifacetada, o autor abraça vários domínios do saber, embora as duas vertentes principais da sua rica obra sejam a poesia e o ensaio de cariz arabista. Só para citar os exemplos talvez mais conhecidos, devemos a Adalberto Alves o maior contributo na tradução para português da poesia de al-Muʿtamid e de Ibn ʿAmmār, dois dos maiores poetas árabes do al-Andalus.

No entanto, não podemos esquecer-nos das suas importantes contribuições nas áreas da espiritualidade islâmica (Sufismo), do direito, da linguística, da ecologia e da cidadania, para além da poesia, que constitui a sua mais distintiva vocação, a qual anima toda a sua multifacetada inspiração intelectual.

O livro decorre na sequência da homónima mostra realizada na Biblioteca Nacional de Portugal (2020) e contém mais de trinta textos, homenagens e testemunhos de poetas, escritores intelectuais e académicos portugueses e internacionais, contando ainda com documentos inéditos, entrevistas e dezenas de imagens de arquivo.

Mais informações sobre o livro e modalidades de adquisição, apenas pelo e-mail das Edições Universitárias Lusófonas: f80130@ulusofona.pt