Notícias
Centenas de investigadores da lusofonia debatem Ciência das Religiões em Lisboa
28 junho 2016
I Congresso Lusófono de Ciência das Religiões reuniu centenas de investigadores dos dois lados do Atlântico
O 1º Congresso Lusófono de Ciência das Religiões é um evento científico internacional de importância fundamental para a atualidade dos estudos das religiões e espiritualidades, que teve lugar em de maio na Universidade Lusófona de Lisboa. Mais de três centenas de congressistas ampliaram o conhecimento científico do fenómeno religioso e das espiritualidades.
A Universidade Lusófona foi a instituição escolhida para dar espaço à dinâmica de investigação dos países que falam português e de outros departamentos universitários de países não lusófonos, mas que estudem as realidades religiosas dos espaços da lusofonia.
Entre debates, colóquios e visitas culturais decorreram cerca de trezentas comunicações, mas muitos mais foram os congressistas inscritos, do Brasil, Portugal, Angola e Moçambique, distribuídos por 28 simpósios temáticos, entre os quais: Secularização e Fenómeno religioso na construção da modernidade ocidental; Religião, Multiculturalismo e Direitos Humanos; O Corpo e a Religião; Laicidade, Liberdade Religiosa e Ensino Religioso; Currículo, Identidade Religiosa e Praxis Educativa; Esoterismo Ocidental; Das curas milagrosas das religiões e das práticas supersticiosas de cura; Catolicismo, tradição, modernidade; Diversidade Religiosa, Psicologia e Imaginário; Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo; A Gnose Cristã: Estudo e problemas; Dinâmicas de Identificação e Transformação nas Religiões de Matrizes Africanas; Divindades e Rituais Religiosos na Amazónia Oriental.
Do programa constam ainda mesas-redondas como Media, Política e Religião ou Laicidade, Laicismo e Intolerância Religiosa.
A multiplicidade religiosa “veio dar nas últimas décadas novas dimensões ao estudo sobre o Fenómeno Religioso”, explica a organização, pelo que o “fenómeno na lusofonia inclui todo o globo terrestre para onde estas populações se deslocam, plena imagem do que é, de facto, a globalização com todas as suas redes, e desafios”.
Paralelamente, os congressistas visitaram locais de culto religioso, como a Sinagoga, a Mesquita Central, o Templo Sikh Sangat e o Templo Hindu Rhada Krishna, em Lisboa, ou o Santuário de Fátima, em Ourém.
De destacar o concerto musical multi-étnico e multi-religioso, que decorreu no o Auditório Agostinho da Silva, com a participação de grupos musicais de várias tradições religiosas ou espirituais.
A abertura dos trabalhos foi marcada pela inauguração da exposição Terra Justa - Caminho das Causas, sobre grandes causas e valores da humanidade, que percorreu todo o Campus universitário.
Outra marca fundamental foi a exposição Observar para a Liberdade, organizada pelo Observatório para a Liberdade Religiosa.
O 1º Congresso Lusófono de Ciência das Religiões foi uma iniciativa conjunta lançada pelos programas de pós-graduação da Universidade Lusófona de Lisboa, da Universidade Federal Juíz de Fora, da Universidade Estadual do Pará, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Universidade Presbiteriana Mackenzie no Brasil.