Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Gharb al-Andalus - Palestra com Susana Gómez Martínez (29 abr. '22)

26 abril 2022

GHARB AL-ANDALUS: A ARQUEOLOGIA COMO CHAVE DA HISTÓRIA

Palestra com Susana Gómez Martínez

Datas

Sexta-feira dia 29 de abril de 2022 às 18h (horário de Lisboa)

Via Zoom

Entrada livre, sem inscrição.

Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, coord. Fabrizio Boscaglia

Resumo

Os textos medievais sobre o al-Andalus que se conservam referem rara vez o Gharb, isto é, os territórios mais ocidentais da Península Ibérica. Por este motivo, a informação que  proporciona a arqueologia é imprescindível para construir uma história específica desta região.

Esta abordagem é especialmente relevante porque o Gharb foi um espaço com  particularidades muito próprias, periférico relativamente aos principais centros de poder como Córdova o Sevilha, sendo considerado frequentemente como um território marginal que só tardiamente cativou a atenção e os esforços de controlo por parte dos poderes que se foram sucedendo no al-Andalus.

Assim, só a arqueologia permite reconhecer, em pormenor, como se desenvolveu o processo de islamização nas diferentes zonas do Gharb e de que modo e com que peculiaridades se materializou a sua integração nesta civilização.

Oradora

Doutorada pela Universidad Complutense de Madrid (2004), é investigadora do Campo Arqueológico de Mértola desde 1992, integrada no CEAACP desde 2008 e colaboradora de outros Centros de Investigação de Portugal e Espanha, nomeadamente o CIDEHUS e o Laboratório Hércules.

Desde 2019 é professora auxiliar da Universidade de Évora. Foi bolseira da FCT de doutoramento (1997-2000) e de pós-doutoramento (2008-2009), e investigadora do Programa Ciência 2008 da FCT na Universidade de Coimbra (2009-2014). Dedica a sua investigação à história e arqueologia medievais e modernas, com especial incidência período islâmico, mas também desenvolve uma intensa atividade ligada à valorização do Património Cultural.

Seminário permanente de Estudos Islâmicos

Ciclo de palestras

Coordenação e Contacto

Fabrizio Boscaglia: fabrizio.boscaglia@ulusofona.pt