Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

ICC celebrou protocolo de cooperação com a organização “Militares Evangélicos de Portugal”

4 julho 2019

Mesa de abertura dos trabalhos, com o Prof. José Brissos-Lino (ICC), Dr. António Calaim (AEP), Drª. Carla Rotes (JFB), Prof. Paulo Mendes Pinto (ULHT) e Coronel Fernando Freire (MEP).

Realizou-se no passado dia 3 de Julho, no Palácio Baldaya, em Lisboa, o II Seminário Polícia-Igreja-Comunidade sob o tema “Unidos para uma Sociedade mais equilibrada”, com o apoio da Aliança Evangélica Portuguesa, da Junta de Freguesia de Benfica e da Universidade Lusófona.

O evento contou com a presença de elementos das forças militares e de segurança, nacionais e estrangeiras, lideranças religiosas, académicos, escolas e entidades de intervenção social, mas também membros da comunidade em geral, tendo sido organizado pelos Militares Evangélicos de Portugal (MEP), uma associação com personalidade jurídica e religiosa, membro da Aliança Evangélica Portuguesa e da Association of Military Christian Fellowship (AMCF) e pelo Instituto de Cristianismo Contemporâneo, que integra a Área de Ciência das Religiões da ULHT.

Momento da assinatura do protocolo.

No final da sessão de abertura procedeu-se à assinatura de protocolo de cooperação entre o ICC e o MEP, o qual prevê não só a continuação da organização de eventos de diversa natureza, como ainda futuras acções de formação e editoriais.

Reflectiu-se sobre os sinais de desumanidade presentes na sociedade e o impacto provocado sobre a vida concreta dos cidadãos, assumindo-se que a Igreja e a Comunidade podem contribuir com intervenções positivas, tanto no sentido de prevenir e combater a violência, como de ajudar os sujeitos privados de liberdade a mudar de rumo na vida, com vista a um processo eficaz de reintegração social.

O I Seminário foi realizado em Setembro de 2018, na Universidade Lusófona, tendo suscitado muito interesse e registado uma participação assinalável.