Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

II Congresso Internacional 2021: Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania

29 julho 2021

O objetivo do Congresso é promover a discussão e a reflexão sobre os problemas do Humanismo e da Cidadania.

O Congresso centra-se nos desafios, oportunidades e ameaças de hoje. Discute as questões da (re)construção de cidadania plena no contexto dos problemas da sociedade de hoje e os impactos da pandemia por COVID-19 em diferentes esferas.

O II Congresso abordará várias expressões de Cidadania e Humanismo, focando-se nos Direitos Humanos nas mais diversas áreas temáticas: educação, ciência política, religião, desporto, intervenção social e comunitária, serviço social, entre outras.

O Congresso destina-se a cidadãos/ãs com consciência crítica, académicos/as, investigadores/as, educadores/as, docentes e alunos/as, gestores/as e diretores/as escolares, abrangendo todos os níveis do sistema educativo formal e contextos informais de ensino e aprendizagem.

Como tal, é um espaço aberto de participação para todos/as os/as interessados/as em contribuir com as suas ideias, reflexões, estudos e propostas para ajudar a repensar um mundo marcado por incertezas.

As comunicações (orais ou posters) devem basear-se em trabalhos empíricos nas áreas temáticas do Congresso, associadas ao Humanismo, Direitos Humanos, Cidadania Global, Currículo e Educação para a Cidadania (formal, não formal e informal). Por exemplo, veja a lista de tópicos descritos abaixo.

Todos os textos completos validados e aceites serão publicados num e-book.

Lista de tópicos

Cidadania e Desenvolvimento:

Corpo, Género e Cidadania; Espaço e desenvolvimento sustentável; Globalização; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Refugiados e Migrantes; Pandemia por Covid-19 e efeitos sociais.
  • Direitos Humanos Fundamentais e Intervenção Social: Cidadania; Ciência cidadã; Capacitação; Justiça social; Intervenção social; Nacionalidade na União Europeia; Violência doméstica.
  • Educação e Inclusão: Desporto; Escola inclusiva; Flexibilidade curricular; Pandemia por Covid-19 e efeitos educativos; Práticas educativas e pedagógicas.
  • Política e Ideologia: Ciência Política; Cidadania; Etnopolítica da cidadania; Ideologias; Populismo; Segurança; Conhecimento
  • Religião: Confissões religiosas; Cultura; Ética; Fundamentalismo; Sistema de Poderes; Identidade.

Call for papers

A submissão de resumos é feita exclusivamente através da plataforma Easychair. Se não tiver uma conta nesta plataforma, deve criá-la seguindo as instruções do site da plataforma.

Inscrever Submissão