Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Inscrições Abertas: Curso Livre em Esoterismo Ocidental | 30 OUT

Apresentação do Curso

O programa da disciplina de Esoterismo Ocidental centra-se no estudo histórico e analítico crítico de movimentos esotéricos na cultura ocidental. Tendo como pano de fundo os movimentos cristãos gnósticos e herméticos da Antiguidade Tardia e a história das chamadas "ciências ocultas '(nomeadamente a astrologia, a alquimia, e a magia), o foco deste curso incidirá em particular sobre o renascimento da filosofia hermética durante o início do Renascimento, a assim Occulta Philosophia e os desenvolvimentos posteriores, como a alquimia, o paracelsismo e a Rosacruz. O curso incluirá também noções da Cabala Judaica e cristã.  Além disso, o programa procurará conhecer as correntes teosóficas e iluministas, e as várias formas de ocultismo e movimentos relacionados durante os séculos XIX e XX, incluindo o “New Age”.

Objetivos

Conhecer e aplicar a metodologia dos estudos em Esoterismo Ocidental e conhecer o campo de estudos e o “Estado da Arte”. Conhecer, compreender e aplicar o conceito de Esoterismo Ocidental na História das Ideias e da Filosofia e suas implicações. Conhecer, neste contexto, os movimentos do pensamento espiritual e as suas implicações nos impulsos sociais e o modo como potenciaram os desenvolvimentos históricos, artísticos e literários.

Conhecer as fontes compulsadas e algumas das concretizações originais e dos pensadores associados ao Esoterismo Ocidental.  Estudar os conteúdos do programa (mencionados na Apresentação), e relacionar com os contextos históricos e filosóficos necessários.

Destinatários

Investigadores nas áreas da Filosofia, da História das Ideias, da História, da Literatura e da Ciência das Religiões, Política, Sociologia e Antropologia. Destina-se também a todos os pesquisadores interessados no Esoterismo Ocidental.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Esta formação permite dotar os alunos de ferramentas conceptuais que os tornarão capazes de conhecer as fontes, compreender os conteúdos filosóficos no período histórico em foco, compreendendo-o como um desenvolvimento do Renascimento nas suas dimensões humanística, neoplatónica, hermética e hermética-cristã, especialmente nas conceções religiosas, filosóficas e alquímicas e a sua génese na Antiguidade Tardia. Por outro lado, o curso permitirá o enquadramento necessário a uma análise crítica de aspetos determinantes da História do Pensamento e das suas repercussões na idade contemporânea, especialmente dos séculos XIX e XX.

Estudos Futuros

Permite o desenvolvimento em campos de investigação relacionados com as áreas da Filosofia, da História das Ideias, da História, da Literatura e da Ciência das Religiões. É útil para a formação em Política, em Sociologia e Antropologia.

Observações

Data prevista de início: 30 de outubro de 2019
Horário: 5ª feira, 19h às 21h
Duração do curso: 3 meses

Mais informações Inscrição