Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Já está disponível o vídeo didático para as escolas - A Diversidade Religiosa em Odivelas

1 novembro 2022

A Carta das Religiões de Odivelas é um projeto com um grande grau de inovação, seja na elaboração de uma sistematização de uma realidade religiosa vasta, seja na metodologia e abordagem a essa realidade.

A área de Ciência das Religiões, ao assumir a elaboração desta Carta das Religiões necessitou, em primeiro lugar, e de forma constante ao longo do projeto, de se recriar epistemologicamente. Qual o seu objeto de estudo, como o abordar? Este projeto obrigou, e permitiu, uma nova equação se sentido para uma área do saber que, assim, se enriqueceu e lançou metodologias para novos projetos.

A pesquisa tem como objetivo central a identificação dos locais de culto e dos grupos de crentes, suas motivações sociais, a sua integração, os níveis de educação e de expectativas face ao todo nacional. Num momento em que se verifica uma constante pressão sobre o universo das religiões (sejam elas periféricas ou centrais à cultura dominante), este projeto pretendeu, mais que identificar, caracterizar as realidades existentes, dotando os decisores de instrumentos úteis à tomada de decisão.

Como fruto desse trabalho, foram elaborados dois vídeos sobre a diversidade cultural e religiosa do município de Odivelas, um primeiro com a presença de alguns dos líderes religiosos e um segundo destinado ao ensino dos jovens.

Direção científica

Paulo Mendes Pinto e Daniel Mineiro.

Guião e textos

Natasha Martins, Paulo Mendes Pinto e Daniel Mineiro.

Produção e imagem

Natasha Martins e Celso Zanini.

Locução

Raquel Sousa.