Notícias
Muçulmanos em Portugal na Idade Média (palestra à distância com Filomena Barros)
30 março 2020
Data
2 de abril de 2020, 18h
(via plataforma Zoom)
A conquista cristã da Península Ibérica integra minorias muçulmanas, assim como judaicas. Portugal não é exceção. As comunidades que se formam, na zona sul do reino, são legitimadas por cartas de foral, doadas pelo rei ou pelas Ordens Militares (Avis e Santiago) – as comunas. Com autoridades e um direito próprios, a vivência destes grupos prolonga, do Al-Andalus, uma presença islâmica, interligada à da maioria cristã, mas também em constante contacto com a própria ummah islâmica.
Inscrição prévia (40 lugares disponíveis) via e-mail
A palestra «Muçulmanos em Portugal na Idade Média» decorre no contexto do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, da Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica, na Área de Ciência das Religiões da ULHT. A palestra realiza-se emmodalidade e-learning/à distância, através da plataforma Zoom fornecida pelo serviço Colibri da Universidade Lusófona. As informações sobre modalidade de ligação à plataforma Zoom e à própria sessão serão dadas no ato da inscrição.
Inscrições
A inscrição tem de ser feita via e-mail
Prazo para inscrição: 2 de abril às 13h (hora de Lisboa)
Lugares disponíveis: 40
Após termos recebido mensagem de inscrição, responderemos com indicações para ter acesso à palestra via plataforma Zoom.
Não será necessário instalar nenhum software - Mais informações sobre Zoom aqui.
A oradora
Maria Filomena Lopes de Barros é professora do Departamento de História da Universidade de Évora. As suas investigações, centradas na minoria islâmica medieval em Portugal e na sua comparação com a dos demais reinos ibéricos, têm-se alargado para a minoria judaica, também no período medieval, e para os mouriscos, já no período moderno (séc. XVI). Para uma visão parcial das suas publicações ver
Organização
Seminário Permanente de Estudos Islâmicos
Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica
(coord. Fabrizio Boscaglia)
Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona
Evento no Facebook