Notícias
Mulheres Poetas do al-Andalus - Palestra com Natália Nunes (29 jun. '23)
23 julho 2023
Anunciamos a segunda palestra do novo ciclo do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, organizado pela Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, coordenado por Fabrizio Boscaglia, e cujo programa é possível consultar anexo a esta mensagem.
Mulheres Poetas do al-Andalus
Palestra com Natália Nunes (IELT e IEM - Universidade Nova de Lisboa / CH - Universidade de Lisboa).
Data e horário: quinta-feira 29 jun. '23 às 18h (hora de Lisboa).
Palestra online visível em direto Via Zoom.
Acesso livre, sem inscrição.
RESUMO
Desde a época pré-islâmica que a figura do poeta teve um papel fulcral. Desta época, destaque para os “Poemas Suspensos”, escritos por diversos poetas e para o mito de amor que surge nesta época e que vai influenciar toda a literatura árabe, nomeadamente a literatura mística etambém a literatura ocidental. Mas, com o Islão (não, no início), a poesia continua a desenvolver-se com diversos poetas, nomeadamente no al-Andalus. A poesia tinha um papel muito importante na sociedade e foram muitos os poetas que se destacaram. Porém, algumas mulheres do al-Andalus ficaram famosas pela sua escrita, de entre elas, a poetisa Wallada. Para além das poetisas, destaque também para as escravas-cantoras que tiveram uma função de relevo na transmissão e preservação da poesia, sobretudo através dos círculos literários frequentados pelos poetas.
A ORADORA
Natália Maria Lopes Nunes, professora, doutorada em Literatura Portuguesa Medieval. Pós-Doutorada na área da Literatura Profana e Mística do Gharb al-Andalus. Autora de livros e de vários artigos, no âmbito da literatura medieval e do al-Andalus, do misticismo islâmico e cristão e da literatura tradicional/oral, assim como do legado árabe e islâmico. Na FCSH-UNL (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa), tem lecionado os cursos livres sobre “A Poesia do Gharb al-Andalus”, “A herança árabe e islâmica do al-Andalus”, “Introdução à Literatura Árabe do al-Andalus”, “História e Cultura do al-Andalus”. É ainda investigadora integrada do IELT
(Instituto de Estudos de Literatura Tradicional - patrimónios, artes e culturas) e colaboradora do IEM (Instituto de Estudos Medievais). Na FLUL (Faculdade de Letras de Lisboa), colaboradora do CH (Centro de História).
Mais informações sobre o Seminário Permanente de Estudos Islâmicos