Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

“O APOCALIPSE E A MULHER” | Março 2023

3 fevereiro 2023

O Apocalipse é o livro da Bíblia que mais despertou a curiosidade e estudos em dois milênios. Mas o Apocalipse de João não é o único livro a tratar do final dos tempos. Há diversos livros judaicos, gregos, latinos, persas e gnósticos escritos entre os séculos II a.C. e IV d.C. que constituem a literatura apocalíptica.

Curso ao vivo, online, com certificado pela Universidade Lusófona de Portugal.

Neste curso estudaremos as personagens femininas nos textos apocalípticos pelo viés antropológico buscando o que estes textos revelam sobre a importância e significado das mulheres nos séculos II a.C. - IV d-C.

Ao final do curso o aluno irá compreender as características da literatura apocalíptica, conhecer as personagens femininas nos textos apocalípticos judaicos, gnósticos e cristãos, entender o significado e a importância das mulheres nestes textos e perceber como os textos apocalípticos refletem a visão sobre a mulher na sociedade em que estes se originam.

O curso tem a duração de 4 sábados, 15 h (Brasil) e 18 h (Portugal), começando em 4 de março de 2023.

As aulas ficam gravadas para quem não puder comparecer aos sábados ou para quem quiser rever algum assunto abordado.

A taxa de inscrição é de 30 euros, que correspondem a cerca de 160 reais.

Os alunos inscritos terão 20% de desconto especial na compra do livro: “A Imaginação Apocalíptica – uma introdução à literatura apocalíptica judaica”, de John Collins, Editora Paulus, Brasil.

Programa

Aula 1

A literatura apocalíptica e a mulher

Resumo: Estudo das características da literatura apocalíptica com enfoque na sua simbologia e características históricas.

Aula 2

A mulher na literatura apocalíptica judaica

Resumo: Estudo das personagens femininas nos textos apocalípticos judaicos bíblicos e extra-bíblicos dos séculos II a.C. - I d.C.

Aula 3

A mulher na literatura apocalíptica gnóstica

Resumo: Estudo das personagens femininas nos textos apocalípticos gnósticos (séc. I-IV d.C.).

Aula 4

A mulher na literatura apocalíptica cristã

Resumo: Estudo das personagens femininas nos textos apocalípticos cristãos, bíblicos e extra-bíblicos (séc. I-IV d.C.).

Docente

Lidice Meyer Pinto Ribeiro é Pós Doutora em Antropologia e História pela Universidade de São Paulo, Brasil e Pós-Doutoranda em Estudos de Globalização pela Universidade Aberta de Portugal. Doutorou-se em Antropologia pela Universidade de São Paulo, Brasil e é Mestre em Etnobotânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional, Brasil.

Professora no Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Portugal e no Moriah College , Investigadora no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa e Investigadora da Cátedra de Estudos Globais da Universidade Aberta de Lisboa (CIPSH).

É também membro do Instituto de Cristianismo Contemporâneo (ICC), da Sociedade Portuguesa de História do Protestantismo (SPHP), Avaliadora do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) e de diversas revistas académicas internacionais. Atuou por mais de 20 anos junto a Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil, na coordenação da Pós-Graduação em Teologia, Filosofia e Pedagogia, e como professora do Programa de Mestrado em Ciências da Religião, na graduação em Teologia e outros cursos.

Comentarista e consultora sobre assuntos de religião e antropologia em mídias sociais, TV, rádio, jornais e revistas. Possui livros e artigos publicados nas áreas de religiões, história, antropologia e etnobotânica. Realizou pesquisas em Roma (Arquivo Secreto do Vaticano, Archivio Storico di Propaganda Fide, e Universidade Gregoriana), Alemanha, França, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Brasil.

www.lidicemeyer.pro