Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Palestra sobre Ibn Khaldūn com Hugo Maia

27 de novembro de 2025

Na quinta-feira dia 27 de novembro de 2025, às 18h (horário de Portugal continental), decorre a sessão do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos dedicada ao tema: Ibn Khaldūn: História e Filosofia.

Palestra com Hugo Maia (Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa)

Resumo

Propõe-se uma introdução genérica ao pensamento de Ibn Khaldūn, que foi amplamente estudado no mundo árabe e islâmico desde o século XIV, contrariando o mito orientalista de que foi graças aos europeus que o seu pensamento foi ressuscitado. Irá realçar-se a relação entre história e filosofia presente na sua Introdução do Livro dos Exemplos (Muqaddimat Kitāb al-ʿibar), nomeadamente a importância da lógica aristotélica na criação de um método de apuração de factos para uso dos historiadores, esclarecendo alguns pontos que o autor enuncia sobre a invalidade da filosofia e a influência corruptora da sua doutrina.

O orador

Hugo Maia é tradutor de árabe, tendo traduzido para português Tempo de Erros de Muhammad Chukri (Antígona, 2023), Um detalhe menor de Adania Shibli (Dom Quixote, 2022), Pão seco de Muhammad Chukri (Antígona, 2021), Périplo pelos bares do Mediterrâneo de Ali Duaji (E-Primatur, 2020) e As mil e uma noites — traduzido a partir dos mais antigos manuscritos árabes (E-Primatur, 2017-2020). Desde 2023 é doutorando, no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, com um projecto de tese, financiado pela FCT, intitulado «A Introdução (al-Muqaddima) do Livro dos Exemplos de Ibn Khaldun (tradução e estudo)». Começou o seu percurso de aprendizagem de línguas árabes em 1999. Frequentou diversos cursos de língua árabe em Lisboa e Tunes (dois dos quais com bolsa da República da Tunísia). A par da sua aprendizagem das línguas árabes, concluiu a licenciatura (2006) e o mestrado (2013) em Antropologia, ambos na Universidade Nova de Lisboa.

 Para assistir

Aceder ao ZOOM

A entrada à sessão é livre, sem inscrição.

O Seminário Permanente de Estudos Islâmicos decorre no contexto da Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona e está associado às atividades do novo centro de investigação LusoGlobe da Universidade Lusófona, contando, além disso, com as parcerias da Fundação Islâmica de Palmela, da Biblioteca Nacional de Portugal e da MIAS-Latina.

Coord. Fabrizio Boscaglia: fabrizio.boscaglia@ulusofona.pt