Palestra sobre Moçárabes com António Rei (2 jul. via Zoom)

No contexto do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, da Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica da Área de Ciência das Religiões (ULHT), decorre a 2 de julho de 2020 às 18honline, via Zoom, a palestra «Moçárabes: uma identidade religiosa e cultural em al-Andalus», com o historiador António Rei.

Moçárabes: uma identidade religiosa e cultural em al-Andalus

Os moçárabes são uma realidade religiosa e cultural que existiu, em al-Andalus, entre os séculos VIII e XII. Cristãos, que foram partícipes de uma realidade civilizacional sob a égide islâmica, acabaram tendo, sem dúvida, grande importância na constituição cultural das posteriores identidades hispânicas, ainda que afastados do exercício do poder.

Vivendo uma realidade simbiótica e algo intersticial no al-Andalus, acabaram por constituir uma realidade própria, difícil de entrever nos discursos dos poderes estabelecidos: quer, numa primeiro fase, nos textos produzidos junto do poder islâmico; quer, numa fase final, ante o poder reformista de Roma e Cluny, associado às monarquias ibéricas.

Nesta palestra, vamos delinear os traços principais da vivência dos moçárabes, em especial no Gharb al-Andalus, isto é, no ocidente peninsular medieval sob o poder islâmico.

O orador

António Rei é Doutor em História Cultural e das Mentalidades Medievais (NOVA FCSH, 2007), sendo investigador Integrado Contratado no IEM / NOVA FCSH, desde 2019. É medievalista e arabista com Diploma no Instituto Bourguiba de Tunes (2000). Foi investigador na Universidad Complutense, Madrid (2008-11) e no Campo Arqueológico de Mértola (2011-13), entre outras instituições científicas em que trabalhou ou colaborou.  Tem lecionado, em várias universidades e centros de estudos portugueses, cadeiras de História da Cultura Medieval, História de al-Andalus e Língua Árabe. É autor de cerca de uma centena de títulos publicados, entre livros, artigos e comunicações, em Portugal e estrangeiro.

Data e horário

Quinta-feira dia 2 de julho às 18h

A palestra tem uma duração de cerca de duas horas

Inscrição na palestra

Siga as instruções:

É necessário inscrever-se antecipadamente para esta reunião, clicando no seguinte link:
https://videoconf-colibri.zoom.us/meeting/register/tJYkduqorD8oGNbaFjuDEhAnfTKVgCfftoYn

Após a inscrição, receberá um e-mail de confirmação com as informações sobre como entrar na reunião.

Organização

Seminário Permanente de Estudos Islâmicos

Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica

(coord. Fabrizio Boscaglia)

Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2611128685809884

Redes Sociais