Palestra sobre o conceito de poesia luso-árabe (28 set. ’23)

Anunciamos a próxima palestra do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, organizado pela Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, coordenado por Fabrizio Boscaglia, e cujo programa é possível consultar anexo a esta mensagem.

Considerações sobre o conceito de poesia luso-árabe

Palestra com Catarina Nunes de Almeida (Centro de Estudos Comparatistas – FLUL)

Data e horário: 28 set. ’23 às 18h (quinta-feira, hora de Lisboa)

Via Zoom, palestra online visível em direto através do link

Acesso livre, sem inscrição

RESUMO

No campo literário, o conceito de “poesia luso-árabe” ganhou destaque em 1987, quando Adalberto Alves publicou uma colectânea de poemas intitulada O Meu Coração é Árabe: a Poesia Luso-Árabe, com textos de trinta e nove poetas do Gharb al-Andalus. Nesta apresentação procurarei discutir e problematizar este mesmo conceito. Em primeiro lugar, mostrarei como ele veio introduzir um discurso selectivo sobre o Gharb al-Andalus através da exaltação dos seus poetas e de aspectos significativos da sua cultura. Em segundo lugar, explicarei como este conceito abriu caminho a uma narrativa histórica baseada na construção de uma identidade portuguesa mais “autêntica”. Em terceiro lugar, debruçar-me-ei sobre poetas portugueses contemporâneos inspirados na poesia e na filosofia islâmicas: mostrarei que esta influência subtil tem transformado a tradição literária ao introduzir novas formas de compreender a escrita poética.

A ORADORA

Catarina Nunes de Almeida, (PhD, Universidade Nova de Lisboa, 2012) é Investigadora Auxiliar na Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, onde também lecciona em cursos de graduação e de pós-graduação. É membro integrado do Centro de Estudos Comparatistas desde 2012 e a investigadora responsável pelo subgrupo «ORION – Orientalismo Português» desde 2019. No CEComp desenvolve um projecto de pesquisa individual sobre «A Viagem ao Oriente na Literatura Portuguesa Contemporânea (1990-2020)». Antes de iniciar o doutoramento em Portugal, foi leitora na Universidade de Pisa (Itália) durante dois anos académicos (2007/2008- 2008/2009). Tem trabalhado sobretudo no âmbito do Orientalismo Português, da Literatura de Viagens e da Literatura Portuguesa Contemporânea. Publicou diversos livros, capítulos de livros e artigos sobre estas temáticas em volumes académicos e revistas indexadas. É também autora de seis livros de poesia.


O Seminário Permanente de Estudos Islâmicos é um ciclo de palestras na Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, coordenado por Fabrizio Boscaglia, em articulação com as atividades do centro de investigação LusoGlobe.

Para visualizar o Programa do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, clicar no cartaz anexo.

Redes Sociais