Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Palestra sobre o místico Ibn Khamīs de Évora - Com António Rei (25 mai. '23)

18 maio 2023

Anunciamos a primeira palestra do novo ciclo do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, organizado pela Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, coordenado por Fabrizio Boscaglia, e cujo programa é possível consultar anexo a esta mensagem.

Ibn Khamīs de Évora e o seu tratado místico (séculos XI-XII)

Palestra com António Rei (IEM - Universidade Nova de Lisboa).

Data e horário: 25 mai. '23 às 18h (hora de Lisboa)

Via Zoom, palestra online visível em direto através do link

Acesso livre, sem inscrição

RESUMO

Nesta comunicação pretende-se divulgar, o mais amplamente possível, a figura de Ibn Khamīs de Évora, assim como a sua vida, a sua obra, a sua vivência espiritual e o seu tratado místico. Da sua Évora natal, à Sevilha onde se radicou, até a Ceuta, onde ensinou e onde terá redigido o seu Tratado. Antecedendo o famoso Ibn Qasī em cerca de um século, ajuda a consolidar a noção de vitalidade das vivências místicas no Gharb al-Andalus, ainda em pleno período das Taifas do século XI.

O ORADOR

António Rei é Doutor em História Cultural e das Mentalidades Medievais (NOVA FCSH, 2007), sendo investigador Integrado Contratado no IEM / NOVA FCSH, desde 2019. É medievalista e arabista com Diploma no Instituto Bourguiba de Tunes (2000). Foi investigador na Universidad Complutense, Madrid (2008-11) e no Campo Arqueológico de Mértola (2011-13), entre outras instituições científicas em que trabalhou ou colaborou.  Tem lecionado, em várias universidades e centros de estudos portugueses, cadeiras de História da Cultura Medieval, História de al-Andalus e Língua Árabe. É autor de cerca de uma centena de títulos publicados, entre livros, artigos e comunicações, em Portugal e estrangeiro.

Mais informações sobre o Seminário Permanente de Estudos Islâmicos