Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Palestra sobre Orientalismo Português e Islão - Com Everton V. Machado (online)

18 de dezembro de 2025

Na quinta-feira dia 18 de dezembro de 2025, às 18h (horário de Portugal continental), decorre a sessão do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos dedicada ao tema: Achegas para uma história da orientalização do Islão na cultura portuguesa.

Palestra com Everton V. Machado (Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa)

Resumo

No processo de construção identitária de Portugal, não é pouco lembrar que a visão sobre o Islão foi em si mesma uma peça-chave. Devido à actuação colonial de Portugal no subcontinente indiano, Sudeste Asiático e Extremo-Oriente, esquece-se normalmente não só que o país nasceu do confronto com os mouros – para além dos castelhanos –, como também que a sua relação com os primeiros fora determinante (em termos de perceção e para o exercício de poder) na colonização de outros povos. Oblitera-se, ainda, o tratamento dispensado pelo governo português às comunidades muçulmanas nos territórios coloniais tanto de Ásia como de África, sendo até que neste último continente o chamado “Islão Negro” de Moçambique e Guiné-Bissau chegou a constituir uma preocupação importante, política, religiosa e civilizacionalmente falando. O projecto “The Orientalisation of the Muslims from Alexandre Herculano (1810-1870) to David Lopes (1867-1942): Imagination, Science and Politics in the Geoculture of the Modern World-System”, desenvolvido entre 2020 e 2025 com o apoio da Fundação para Ciência e a Tecnologia de Portugal, procurou trazer à luz o papel da representação dos muçulmanos na formação da identidade portuguesa, bastante negligenciado na discussão hoje em torno do orientalismo português.

O orador

Everton V. Machado é Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nas áreas de literatura e cultura. Coordena o Programa de Mestrado em Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda. Doutorou-se em Literatura Comparada pela Sorbonne em 2008. Investigador sénior do Centro de Estudos Comparatistas, foi o seu vice-director entre 2014 e 2019, para além de coordenar a equipa de investigação dedicada ao estudo do orientalismo português entre 2014 e 2019. Entre as suas publicações encontram-se O Orientalismo Português e as Jornadas de Tomás Ribeiro: caracterização de um problema (Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2018), finalista do Prémio PEN Clube em 2019 na categoria Ensaio, e uma edição científica do primeiro romance de língua portuguesa da Índia, Les Brahmanes de Francisco Luís Gomes (Paris: Classiques Garnier, 2012). Está a co-organizar o volume Colonial Periodical Press in the Portuguese Empire: Theorising Approaches, previsto para publicação na coleção Routledge Studies in Cultural History.

 Para assistir

Aceder ao ZOOM

A entrada à sessão é livre, sem inscrição.

O Seminário Permanente de Estudos Islâmicos decorre no contexto da Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona e está associado às atividades do novo centro de investigação LusoGlobe da Universidade Lusófona, contando, além disso, com as parcerias da Fundação Islâmica de Palmela, da Biblioteca Nacional de Portugal e da MIAS-Latina.

Coord. Fabrizio Boscaglia: fabrizio.boscaglia@ulusofona.pt