Decorre desde 23 de abril de 2020, no Museu Calouste Gulbenkian, a exposição «O Poder da Palavra / Peregrinação / Hajj», dedicada à importância e ao papel da palavra escrita no Islão, na teologia e na arte islâmicas, com particular destaque para o tema da Peregrinação (hajj) nesta religião.
O curador convidado da exposição é Hassane Ait Faraji, sob a coordenação de Jessica Hallet (curadora do Médio Oriente no Museu) e Diana Pereira (do Serviço Educativo).
Trata-se de um importante projeto de abertura da curadoria das exposições do Museu à comunidade e aos investigadores académicos (pesquisadores).
Um dos investigadores que colaboram para a curadoria desta exposição é o professor Fabrizio Boscaglia, coordenador da Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica na Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona.
Além disso, colaboraram membros das comunidades islâmicas portuguesas e da Fundação Islâmica de Palmela<, que têm sido parceiros da Área de Ciência das Religiões em várias atividades ao longo dos anos.
Origem da imagem e mais informações