Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Pós-Graduação em Budismo e Yoga na Universidade Lusófona

23 junho 2016

A primeira Pós-Graduação em Budismo e Yoga em Portugal abre agora na ULHT, tendo como objetivo apresentar uma introdução às dimensões fenomenológicas, epistemológicas, psicológicas e sociais, do Dharma do Buda e do Yoga Tradicional.

Uma iniciativa da Linha de Investigação em Estudos Orientais da área de Ciência das Religiões da ULHT.

Das narrativas alegadamente isentas - mas sempre presas a pontos de charneira, e onde termos como “budismo” e “hinduismo” derivam simplesmente de uma necessidade compulsiva de classificar consoante categorias Ocidentais - pretende-se associar estudo, debate lúcido e conhecimento experiencial.

Se o conhecimento não é natural e muito menos objetivo, há necessidade de se estabelecer um espaço para a produção de um “novo” conhecimento do Sul da Ásia, sem as peias do discurso orientalista e indologista, tão visíveis nas estórias e estereótipos que tecem e inculcam sobre a Índia.

Há que desconstruir os olhares fixos e anquilosados para que possa surgir mais um olhar, mas agora tanto mais próximo quanto possível das vivências, deixando que conhecedor e conhecido se aproximem mantendo viva a capacidade reflexiva e contemplativa, sem nunca desleixar a importância da oralidade em detrimento da literacia.

Objetivos

Se o homem constrói a sociedade e esta o limita e formata, os olhares com que nos vemos e o ethos que preside às nossas escolhas em cada dia, esses olhares deverão ser o resultado de ferramentas que viabilizem o escutar, refletir criticamente e viver saudavelmente.

Esta pós-Graduação tem como pretensão fornecer ferramentas teóricas e também práticas para que o olhar se torne mais abrangente e profundo, onde a “intimidade” - pessoal, ética e social - se possa constituir como um ponto de equilíbrio na “separatividade” quotidiana.

Destinatários

Todos aqueles que possuem motivação para “estudar” as Filosofias Orientais, assim como os que buscam ferramentas adequadas para o conhecimento relacional e o aprofundamento equilibrado de si-mesmo, para uma melhor e mais profícua relação interna e com os “outros”, independentemente de categorias de distinção.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Melhoria dos conhecimentos sobre duas filosofias (Darshana) e práticas (Dharma) oriundas da India, um aumentos das capacidades de ver as realidades circundantes, compreender e sentir a vida pessoal e social, assim como mais competências práticas para a implementação de um fluir vivencial equânime e compassivo.

Direção

António E. R. Faria

Coordenadores

  • Paulo Hayes
  • Shiv Kumar Singh