Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Saiu o novo número da AD AETERNUM

12 setembro 2023

Já está disponível o Nº. 6 da revista de Teologia AD AETERNUM (referente ao 2º. Semestre de 2023), com a temática PENTECOSTALISMO(S), que reúne um conjunto de interessantes artigos e temáticas diferenciadas.

Este número da AD AETERNUM é dedicado à temática geral do(s) “Pentecostalismo(s)”. Assim como há quem defenda não ter existido apenas uma Reforma protestante mas várias, também o espectro religioso pentecostal, que conta com mais de 120 anos de existência, se apresenta sem uniformidade no chamado mercado religioso e distribuído hoje por múltiplas formas e representações.

Nesta edição o Prof. Sílvio Murilo M. de Azevedo faz uma análise exaustiva do pentecostalismo (e também do protestantismo em geral) na complexa realidade do país irmão, com o artigo “Pentecostais e protestantes no mercado e na mídia do Brasil contemporâneo”, prestando assim um valioso contributo para a fixação de doutrina sobre os diversos segmentos que compõem o campo religioso daquele país.

Vítor Rafael fala-nos depois no fenómeno do populismo religioso que vem ganhando espaço no universo cristão, e provocando uma espécie de curto-circuito entre a praxis comum e as respectivas bandeiras discursivas dos líderes religiosos populistas e a realidade do Evangelho, no artigo “As igrejas cristãs e o fenómeno do populismo na Europa: o rosto de um cristianismo ambíguo”.

O texto “ICMAV: um fenómeno pentecostal contemporâneo em Portugal” apresenta um estudo de caso de Carlos Alberto Rodrigues de Oliveira & Raquel Maria Nunes Rodrigues de Oliveira, sobre uma comunidade religiosa portuguesa de tradição pentecostal.

O Prof. Porfírio Pinto enriquece este número da revista com um interessante artigo sobre “A violência nos escritos bíblicos (II): em torno do conceito de hamas”, onde aborda a velha questão da violência presente no Antigo Testamento, e que tanta perplexidade tem provocado ao longo da história da fé cristã.

Margarida Macedo assina um trabalho muito interessante relacionando a Programação neurolinguística (PNL) com as características do discurso de Jesus Cristo no encontro com algumas figuras do Novo Testamento – “Metáforas terapêuticas: seria Jesus um contador de histórias terapêuticas?” – no qual defende a tese de que algumas figuras de estilo utilizadas pelo Mestre da Galileia, como as metáforas, teriam, afinal, uma insuspeitada finalidade terapêutica.

Finalmente esta edição da AD AETERNUM conclui-se com uma reflexão, diríamos mesmo, uma espécie de desafio pelo qual o Prof. José Brissos-Lino apela à necessidade e premência de a Europa se libertar de influências externas. Em “Pela (re)construção duma teologia europeia contemporânea num mundo global” propõe-se cortar as amarras e construir uma teologia verdadeiramente continental e contemporânea.

Todos estes textos procedem de um amplo estudo e resultam de investigação teológica do campo religioso, apresentando-se como propostas para uma reflexão que se deseja o mais alargada possível.

Revistas Ulusofona