Notícias
Terapias de tradição islâmica em Moçambique - Palestra com Francesco Vacchiano (12 dez. '24)
Na quinta-feira dia 12 de dezembro de 2024, às 18h (horário de Portugal continental), decorre online a sessão do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos dedicada ao tema:
Terapias de tradição islâmica em Moçambique
Palestra com Francesco Vacchiano (Università Ca' Foscari Venezia)
Resumo
A comunicação descreve e discute a variedade das tradições muçulmanas em Moçambique e analisa os seus reflexos nas terapias que se inspiram explicitamente ao Islão. O objetivo é mostrar a diversidade das experiencias religiosas de cariz islámico no país, mas também como cada tradição, através da terapia, tenta performar algumas formas específicas de subjectividade. Esta reflexão baseia-se numa investigação levada a cabo desde 2017 em várias provincias do país e inspirada na antropologia da ética e da moral.
O orador
Francesco Vacchiano é Professor Associado na Universidade Ca’ Foscari de Veneza e Investigador Associado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa). Formado em psicologia clínica (PsyD) e antropologia (PhD), dedica-se à pesquisa e intervenção nas áreas da migração e das fronteiras, da antropologia médica e psicológica, da moralidade e das representações do passado e do futuro. Sobre estes e outros temas tem realizado pesquisas em Itália, Portugal, Marrocos, Tunisia e Moçambique.
Para assistir
A entrada à sessão é livre, sem inscrição.
O Seminário Permanente de Estudos Islâmicos decorre no contexto da Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona e está associado às atividades do novo centro de investigação LusoGlobe da Universidade Lusófona, contando, além disso, com as parcerias da Fundação Islâmica de Palmela e da MIAS-Latina.
Coord. Fabrizio Boscaglia: fabrizio.boscaglia@ulusofona.pt