Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Traduzir Camões e Pessoa para árabe (palestra com AbdelJelil Larbi, 24 jun. '22)

20 junho 2022

TRADUZIR LUÍS DE CAMÕES E FERNANDO PESSOA PARA ÁRABE

Palestra com AbdelJelil Larbi
(ILNOVA-FCSH)

Data

Sexta-feira dia 24 de junho às 18h (horário de Lisboa)

Via Zoom, sem inscrição

No contexto do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos (Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona) - Coord. Fabrizio Boscaglia

Resumo

Nesta sessão o tradutor e professor de árabe AbdelJelil Larbi apresenta o seu trabalho de tradução para árabe de duas obras clássicas da literatura portuguesa e lusófona: Os Lusíadas de Luís de Camões e Mensagem de Fernando Pessoa (Lello, 2022).

Em conversa com Fabrizio Boscaglia (Universidade Lusófona), o tradutor apresentará os desafios que este trabalho implicou, assim como as dimensões interculturais do próprio.

Orador

Abdeljelil Larbi (1975, Tunísia) professor de língua e literatura árabes no Ilnova-fcsh, licenciado em Língua, Literatura e Cultura árabes (FCSH- Tunis 1, 1999), Mestre em Cultura Islâmica clássica (Universidade de Manouba, Tunísia, 2003), doutorado em Literatura comparada (FCSH-UNL, 2020), tradutor de várias obras portugueses para a língua árabe (Memorial de Convento de José Saramago; Vamos comprar um poeta de Afonso Cruz, Vendedor de passados de José Eduardo Agualusa, Mensagem de Fernando Pessoa, Os Lusíadas de Luís de camões entre outras.

Mais informações sobre o Seminário Permanente de Estudos Islâmicos

Contacto: fabrizio.boscaglia@ulusofona.pt