Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Universidade Lusófona lança primeira pós-graduação em instrução de Yoga

6 maio 2019

Sistema de práticas tradicionais da Índia, o Yoga assume dimensão académica este ano em Portugal. A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em parceria com a Associação Europeia de Terapias Orientais, avança com uma Certificação Profissional em Instrução de Yoga em setembro. Pioneira no país, esta pós-graduação integra um projeto mais abrangente de apoio ao ensino, investigação e regulamentação da profissão.

“Há muito desejado em Portugal, e com algum atraso em relação a outros países, a instrução de Yoga assume dimensão universitária no ano de 2019”, anuncia Paulo Hayes, docente do Departamento de Ciências das Religiões da Universidade Lusófona (ULHT) e coordenador da Pós-Graduação em Instrução de Yoga, que inicia em setembro.

Com a duração de dois anos letivos, em regime presencial (um fim de semana por mês) e com um estágio profissionalizante no segundo ano, o primeiro curso universitário de instrução de Yoga do país é composto por sete módulos que percorrem teoria, técnicas e práticas, bem como a sua aplicação na saúde, educação e populações especiais.

Projeto Yoga em Portugal

Resultando de uma parceria entre a Universidade Lusófona (ULHT) e a Associação Europeia de Terapias Orientais (AETO), a pós-graduação insere-se num projeto mais alargado nos vetores do ensino, investigação académica e regulamentação. Ao nível da pedagogia, por exemplo, além do curso profissionalizante, estão planeadas “ações de formação para professores do ensino básico e secundário bem como a preparação de instrutores para o ensino do Yoga e da meditação em centros de saúde e hospitais”, informa Paulo Hayes.

No âmbito da investigação, o Projeto Yoga em Portugal lançou em janeiro o primeiro número da publicação académica Yoga Dharma – Revista e Estudos sobre o Yoga Antigo e Moderno. Com periodicidade anual, incide principalmente nos contextos de espiritualidade, educação, saúde e bem-estar, pretendendo “o debate sobre técnicas e métodos e reunir saberes sobre processos terapêuticos no espaço da lusofonia, na perspetiva sociopolítica de transformação de consciências”, comenta o também diretor da revista, que conta com o apoio do Centro de Estudos Indianos da Universidade de Lisboa e do Departamento de Ciências das Religiões da ULHT.

“Os estudos modernos revelam indícios de que o Yoga contribui para a integração de grupos minoritários e de como a meditação poderia contribuir para modificar o sistema sociopolítico”, nota o investigador Paulo Hayes, introduzindo o terceiro eixo do Projeto Yoga em Portugal: o da regulamentação: “Pretende-se a criação de um grupo público de trabalho para definir o enquadramento jurídico da profissão de instrutor de Yoga. Todas as escolas de yoga, de quaisquer tradições, são bem-vindas e pessoas individuais também podem submeter propostas e solicitar a participação nas reuniões periódicas”, convida o responsável.

“As competências funcionais do instrutor, o regime fiscal, as regras da formação contínua, entre outros aspetos técnicos não estão regulamentadas pelo estado português”, lamenta Paulo Hayes. “A ausência do Estado nestas matérias permitiu a incoerência em estruturas formativas, inexistência de seguros e de critérios reguladores e muitos outros aspetos importantes para os profissionais e escolas de Yoga portuguesas.”

Apresentação do projeto no Dia Mundial do Yoga

O Projeto Yoga em Portugal, que resulta do protocolo celebrado entre a maior universidade privada do país e a AETO, é oficialmente apresentado no próximo dia 21 de junho, Dia Mundial do Yoga, entre as 18h30 e as 21h30, nas instalações da Universidade Lusófona, no Campo Grande 376, em Lisboa, constando no programa também algumas comunicações sobre Yoga e Saúde e Yoga e Cultura. A inscrição no evento é gratuita (limitada à capacidade da sala)

Mais informações

Contactos

geral@yogaemportugal.org | 914843802

Sobre a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

A Lusófona é a maior Universidade privada em Portugal e parte integrante do subsistema particular e cooperativo do ensino superior português, ao longo dos últimos trinta anos. Tem como missão central contribuir através das suas atividades de ensino e investigação para o desenvolvimento científico, cultural, económico e social de Portugal e de todos os países onde se fala a língua portuguesa.

Sobre a Associação Europeia de Terapias Orientais

A Associação Europeia de Terapias Orientais é uma instituição sem fins lucrativos. Os seus objetivos sociais são a divulgação, promoção, formação na área das diversas terapias do Oriente, em particular o Yoga e a medicina indiana Ayurveda. Fundada em 2007, tem mantido a atividade de forma regular com a formação de professores de yoga, yogaterapeutas, cursos de meditação, de terapia Ayurveda, retiros e outros eventos.